domingo, 9 de setembro de 2007

Psicoterapia


O que é um processo psicoterapêutico ?
É um processo conduzido por especialistas no qual o indivíduo amplia a consciência que tem de si mesmo, aprendendo com suas dificuldades e sentimentos, se desenvolvendo como pessoa.
Objetivo
O objetivo básico da psicoterapia é propiciar ao cliente melhora em sua qualidade de vida, autoconhecimento, promovendo mudanças de comportamento e diminuição ou mesmo eliminação do sofrimento psíquico, que pode estar relacionado com diversas causas, tais como: depressão, problemas de aprendizagem, ansiedade, timidez, fobias, impotência, stress, entre outras dificuldades humanas.
Este serviço pode ser oferecido individualmente e em grupo, para crianças, adolescentes, adultos e idosos. Além do trabalho realizado em consultório também há o home care para pessoas com dificuldades de locomoção.
A psicoterapia é também um espaço favorável ao crescimento pessoal, um lugar/tempo/modo privilegiado de criar intimidade consigo mesmo, de estabelecer diálogos construtivos, abrir novos canais de comunicação, de transformar padrões estereotipados de funcionamento, restabelecendo o processo formativo e criativo de cada um. Oferece uma oportunidade de compreender e mudar os padrões de vinculo e relação interpessoal.
A psicoterapia ocupa hoje um lugar fundamental na área da saúde, por trazer uma visão integrada do homem, considerando as dimensões orgânicas, psíquicas e sociais conjuntamente participantes na produção da existência humana e de seus problemas.
Em alguns casos, a Psicoterapia cumpre também uma função de educação para a vida. Esta é uma área pouco considerada em nossa cultura, porém evidente quando as pessoas se vêem inaptas para lidar com situações como crises conjugais, desemprego ou envelhecimento, por exemplo.
A psicoterapia é um espaço especial de atenção às dificuldades da vida e aos caminhos internos para solucioná-los. Seus resultados demonstram uma grande potência de transformação de vidas. Todos os últimos avanços na área da Psicologia e Psicoterapia têm permitido alcançar resultados cada vez maiores e mais significativos.

OS PRAZOS VARIAM COM OS OBJETIVOS
No geral, os prazos de tratamento são relativos aos objetivos almejados e as circunstâncias existenciais de cada pessoa. Há vários desenvolvimentos recentes em psicoterapias breves, que são focadas em objetivos.
Há casos que demandam um trabalho terapêutico mais demorado, envolvendo questões mais profundas. Estes trabalhos podem demandar meses ou anos de trabalho, compensados por ajudas significativas que o trabalho psicológico pode trazer.
Algumas pessoas encontram na terapia um lugar fundamental de acompanhamento de seu processo de vida, onde são trabalhadas transformações mais profundas ao longo de vários anos. São situações em que o processo terapêutico não tem um prazo definido e segue em comum acordo entre o psicoterapeuta e o cliente.
Apesar de poder parecer, à primeira vista, um tratamento oneroso em termos de tempo e dinheiro, a psicoterapia tem se mostrado, na realidade, um modo econômico de tratamento. Pesquisas indicam, por exemplo, que a psicoterapia diminui os índices de consumo de medicamentos e de internações hospitalares. A psicoterapia tem se mostrado também um tratamento economicamente compensador por prevenir e tratar problemas psicológicos que, quando não tratados adequadamente, trazem enormes prejuízos econômicos para as pessoas e família

AS VÁRIAS APLICAÇÕES DA PSICOTERAPIA
Vários estados de sofrimento, crises, transtornos e doenças têm encontrado uma solução e melhora apenas com o auxílio da psicoterapia.
Não é possível hoje se falar em doenças sem uma consideração pela dimensão psicológica e emocional. Cada vez está mais evidente a natureza psicossomática de todas as experiências humanas. A saúde psicológica é pré-condição e parte integrante da saúde global.
Cada pessoa vive uma história de interações, encontros e acontecimentos em que as doenças (orgânicas ou mentais) resultam também dos desequilíbrios existenciais e de soluções inadequadas de vida.
A psicoterapia é um processo que permite transformações profundas da personalidade, com resultados evidentes em diversas situações como:
- tratamento de vários transtornos como pânico, fobias, depressão, anorexia, bulimia, frigidez, impotência, etc.
- resolução de conflitos pessoais, interpessoais, conjugais, familiares, profissionais etc.
- crises existenciais, transições difíceis (luto, crises profissionais, etc) e mudanças de fases de vida (puberdade, adolescência, vida adulta, menopausa, envelhecimento, etc.)
- aprendizado do auto-gerenciamento, da capacidade lidar com o estresse, dialogando com os estados afetivos internos e os efeitos dos desafios e problemas da vida.
- descoberta de novos modos de conduzir a própria vida.
- aquisição de auto-conhecimento, autonomia e amadurecimento pessoal.
- recuperação de todos os tipos de doenças.
OS TIPOS DE PSICOTERAPIA
Há alguns tipos de psicoterapias, conforme as necessidades e a configuração dos problemas.
Os principais tipos são:
- Psicoterapia Individual para: crianças, adolescentes, adultos e idosos.
- Psicoterapia de Grupo
- Psicoterapia de Casal
- Psicoterapia de Família
- Atendimento Emergencial (Plantão Psicológico)
A RELAÇÃO NA PSICOTERAPIA
A base de uma boa terapia está na relação terapêutica. A boa terapia se desenrola num enquadre clínico com um clima terapêutico favorável.